sexta-feira, 18 de maio de 2012

Óleo de café atenua danos causados pelos radicais livres


Estudos recentes realizados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos apontam que o óleo do café verde é um dos antioxidantes de origem vegetal mais eficazes do mundo, capaz de combater o envelhecimento da pele, suavizar a textura do rosto e atenuar os danos causados pelos radicais livres. 

Os benefícios do extrato do fruto devem-se, principalmente, à presença de polifenóis e flavonóides, dois antioxidantes que juntos ajudam a diminuir o surgimento de pés de galinha, sulcos ao redor da boca (o famoso bigode chinês) e manchas na pele. 

"Além de amenizar as rugas do rosto, o óleo de café verde clareia manchas, evita a desidratação da epiderme, possui alto potencial anti-inflamatório e combate o fotoenvelhecimento causado pela exposição excessiva aos raios ultravioleta", revela Aline Maria Fortuna Magalhães, dermatologista, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). 

De acordo com um levantamento feito por médicos norte-americanos da Eastern Virginia Medical School, a maioria de mulheres, com idade entre 30 e 70 anos, que provou o creme feito à base do grão verde do café, notou redução de 24% das marcas de expressão e de 15% das manchas da pele. 

"Esses efeitos positivos são evidentes devido às propriedades antioxidantes presentes no óleo do café, maiores que a do chá verde (em quantidade de polifenóis) e quatro vezes mais potentes que a vitamina C", informa Mariana Tremel Barbato, dermatologista, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

Apesar de o Brasil ser um dos maiores produtores e exportadores de café, os produtos de beleza que têm em sua composição essa matéria-prima como principal ativo só começaram a ganhar espaço no mercado recentemente, mas diversas marcas já estão apostando em seu potencial.

"Os cremes, loções e tônicos que têm como pilar o extrato do café verde podem ser usados por qualquer pessoa, pois não têm contraindicação", esclarece a dermatologista.

Fonte: Cafepoint.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário