Eventos




VIII Simpósio de Alimentos para a Região Sul

A 8ª edição do Simpósio de Alimentos para a Região Sul, SIAL 2013, será realizada entre os dias 17 a 18 de outubro de 2013, na cidade de Passo Fundo - RS, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo.

O SIAL 2013 é uma promoção do Curso de Engenharia de Alimentos da UPF. http://www.upf.br/sial2013/


Workshop Internacional de Bem-estar dos Animais de Produção

Data:   11 a 13 de junho de 2013
Local:   Hotel Fazenda Fonte Colina Verde - São Pedro/SP
Informações e Inscrições:   http://www.workshopdebemestaranimal.com.br/








Curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e formação de auditores internosData: 21 a 24 de janeiro
Local: São Paulo (SP)
Realização: Sindirações
Tel.: (11) 3541-1212
Site: www.sindiracoes.org.br
E-mail: qualidade@sindiracoes.org.br 



II Simpósio Nacional Sobre Tratamento de Resíduos de Laboratório (II Sinlab)
De 14 a 17 de agosto de 2012 - Rio de Janeiro
Mais informações: http://www.sinlab2012.com.br/



II Workshop Brasil-Dinamarca em Tecnologia de Alimentos
O objetivo é estreitar a parceria entre os pesquisadores para o desenvolvimento de projetos e treinamentos em novas metodologias. Previsto para setembro, no Rio de Janeiro, o evento receberá pesquisadores do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação da Dinamarca e de algumas universidades deste país para discutir projetos ligados a segurança de alimentos e saúde humana.
Os contatos iniciados em 2011, durante o I Workshop, também no Rio de Janeiro, permitiram o encaminhamento do pesquisador Eduardo Walter, da Embrapa, para treinamento na Technological University of Denmark, em Sorgo (Dinamarca). Em agosto próximo, ele ficará nesta Universidade para especializar-se em Real Time Polymerase Chain Reaction – PCR (Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real), método de análise rápida em biologia molecular aplicado a microbiologia de alimentos.
A técnica permite a identificação e a quantificação de microorganismos vivos e é uma etapa importante para o desenvolvimento de alimentos probióticos, controle de processos e análise de riscos para o consumo de alimentos.
“A técnica de PCR convencional não diferencia microorganismos vivos e mortos e isso dificulta a elaboração de novos produtos, por exemplo”, explicou Walter. A Embrapa Agroindústria de Alimentos investiu cerca de R$ 300 mil em equipamentos e instalações para uso da metodologia de análise rápida em microbiologia molecular. O treinamento garantirá o pleno uso dos recursos.


Outras informações
Jornalista Soraya Pereira (MTB 26165/SP)
Embrapa Agroindústria de Alimentos
21 3622 9739 - soraya@ctaa.embrapa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário