domingo, 16 de junho de 2013

Companhia holandesa produz embalagem com auto-aquecimento para leite para bebês


A companhia start-up holandesa Aestech anunciou que desenvolveu uma embalagem com auto-aquecimento para leite para alimentos para bebês. A companhia, localizada em Eindhoven, disse que desenvolveu a embalagem para alimentos semilíquidos. A embalagem inclui um compartimento para leite em pó, água limpa e um bico de mamadeira.

“Ao contrário das embalagens com auto-aquecimento já existentes, principalmente latas de metal com café ou chá pré-misturado, essa embalagem com pré-aquecimento tem uma câmara/compartimento onde o leite em pó é armazenado, enquanto o elemento que gera o aquecimento está localizado na farte inferior da câmara maior, que contém a água. Em outras palavras, não se trata de um produto pré-misturado, à medida que os ingredientes (vitaminas e leite em pó) são armazenados separadamente da água, mantendo-se secos até o momento do consumo, mantendo o ‘poder’ dos suplementos”, disse a companhia.

De acordo com a Aestech, a embalagem consiste de quatro compartimentos. O compartimento de cima com um botão de ativação contém a matéria seca (leite em pó e vitaminas) e é hermeticamente selado com uma folha de alumínio. O espaço entre essa câmara e o elemento que aquece é o compartimento que contém o liquido a ser aquecido – a água. O elemento de aquecimento é totalmente imerso na água para garantir um contato intensivo entre o líquido e o elemento e prevenir o contato direto com o elemento de aquecimento pelo consumidor. O elemento de aquecimento em si é preenchido com uma certa quantidade de óxido de cálcio que reage termicamente com a água formando hidróxido de cálcio, gerando o aquecimento.

A água necessária para essa reação exotérmica está localizada em um tubo, que se mistura com o elemento de aquecimento através de um botão de ativação no topo da embalagem. O elemento aquece e esse calor é transferido à mistura de leite em pó/água. Cerca de dois minutos depois e agitando um pouco a embalagem, o produto alcança a temperatura ideal de 37oC e o bico pode ser colocado na embalagem para ser fornecido ao bebê.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Os benefícios do óleo de orégano para a saúde

Dr. William Soukoreff, Ph.D


Introdução

     Orégano ( Origanum vulgare ) é uma erva perene originária da Europa, Ásia, e em particular no Mediterrâneo. Ele é um membro da família da hortelã e está intimamente relacionado com manjerona. O composto ativo principal é o carvacrol , que tem sua maior concentração no óleo de plantas de orégano do Mediterrâneo.

     O orégano tem sido usado desde os tempos antigos para tratar doenças. Há relatos de que Hipócrates usava ​​orégano como um anti-séptico, bem como a cura para o estômago e doenças respiratórias.

     Vários estudos científicos têm sido publicados que investigaram orégano e carvacrol. A maioria das pesquisas foram feitas em animais ou linhas celulares. O que se segue é uma revisão curta, mas representativa da literatura.

Óleo de Orégano Trata Parasitoses Intestinais
    Este primeiro estudo constatou que a administração de óleo de orégão (Oreganum vulgare) consumido por via oral durante 6 semanas foi eficaz na cura entérica (intestinal) de infecções por parasitas em seres humanos. 
    Quatorze participantes foram utilizados neste estudo todos os que testaram positivo para os parasitas entéricos Blastocystis hominis, Entamoeba hartmanni e Endolimax nana . Os autores relatam que: "houve desaparecimento completo de Entamoeba hartmanni (quatro casos), Endolimax nana (um caso) e Blastocystis hominis (oito casos). Além disso, Blastocystis hominis diminuiu em três casos adicionais. Os sintomas gastrintestinais melhoraram em sete dos 11 pacientes que testaram positivo para Blastocystis hominis. 
     "Este trabalho é importante porque estabelece as propriedades antiparasitárias de orégano em seres humanos.
Force M, Sparks WS, Ronzio RA. Inhibition of enteric parasites by emulsified oil of oregano in vivo. Phytother Res., 2000 May, 14(3), 213-214.

Óleo de Orégano mata micro-organismos em Laboratório
     O próximo papel não está em estudo em humanos, mas não estabelece que o óleo de orégano é eficaz em matar micro-organismos. Os autores experimentaram em laboratório com vários óleos essenciais, para ver quão eficazes eles eram contra uma grande variedade de bactérias, fungos e leveduras, e descobriu que "dos compostos testados, cinamaldeído, timol e carvacrol mostraram a forte eficácia antimicrobiana" .
López P, Sanchez C, Batlle R, Nerín C. Vapor-phase activities of cinnamon, thyme, and oregano essential oils and key constituents against foodborne microorganisms. J Agric Food Chem., 2007 May 30, 55(11), 4348-4356.

Curas Infecções levedura fatais (Candida)  em Ratos, utilizando  óleo de orégano 
     Óleo orégano mata levedura (Cândida albicans) e, quando os ratos foram infectados com 5 vezes a dose letal da infecção a levedura Candida, 80% deles sobreviveram.
Manohar V, Ingram C, Gray J, Talpur NA, Echard BW, Bagchi D, Preuss HG. Antifungal activities of origanum oil against Candida albicans. Mol Cell Biochem., 2001 Dec, 228(1-2), 111-117.

Óleo de orégano trata infecções do trato respiratório superior
     Os três estudos anteriores devem ser suficiente para indicar o que está acontecendo com orégano. 
     Em humanos e, no laboratório, o orégano matou uma ampla gama de micro-organismos. O terceiro estudo listados acima demonstra que as propriedades anti-sépticas do orégano pode ser profunda, ou seja, a diferença entre a vida e a morte para os ratos em estudo.
     Este próximo estudo vai direto ao cerne da questão. O estudo investigou o efeito de um pulverizador nasal que consiste de vários óleos essenciais, incluindo óleo de orégano, em 60 seres humanos com infecções do trato respiratório superior. 
     Neste estudo, os pacientes foram divididos em dois grupos: um grupo recebeu o tratamento, enquanto o outro grupo recebeu um placebo. Nem os pacientes nem os médicos e enfermeiros que interagiram com eles sabiam que os pacientes receberam o tratamento, e que não fez. A análise estatística mostrou que, 20 minutos após o tratamento, os pacientes que receberam o tratamento relataram uma melhora maior na severidade dos sintomas em comparação com os participantes do grupo placebo. Eles descrevem o spray nasal como proporcionar uma "melhoria imediata e significativa nos sintomas da doença das vias respiratórias superiores" .
Ben-Arye E, Dudai N, Eini A, Torem M, Schiff E, Rakover Y.Treatment of upper respiratory tract infections in primary care: a randomized study using aromatic herbs. Evid Based Complement Alternat Med., 2011, 690346.

Óleo de orégano e o Sistema Imunológico
     Este próximo estudo é interessante porque estabelece uma ligação entre o óleo de orégano e o reforço do sistema imunológico. Neste, o óleo de orégano foi inserido na alimentação dos suínos . Metade dos suínos recebeu suplemento de óleo de orégano, e a outra metade não. Os resultados foram obtidos por comparação entre os dois grupos. 
    O óleo de orégano aumentou o número de glóbulos brancos no leite, o que sugere fortemente que o sistema imune potenciado dos suínos. O que também é interessante é que os leitões das mães que receberam o óleo de orégano, bebiam mais leite, o que demonstra um efeito positivo para os filhos de mães que amamentam que tomam suplementos de óleo de orégano.
Ariza-Nieto C, Bandrick M, Baidoo SK, Anil L, Molitor TW, Hathaway MR. Effect of dietary supplementation of oregano essential oils to sows on colostrum and milk composition, growth pattern and immune status of suckling pigs. J Anim Sci., 2011 Apr, 89(4), 1079-1089.

Óleo de orégano e Colesterol
     Este trabalho apresenta um estudo de orégano tomado por via oral em pacientes humanos hiperlipidêmicos. Após regularmente tomar suplementos de óleo de orégano após cada refeição por 3 meses, esses pacientes tinham melhorado o perfil lipídico, incluindo aumento do HDL, redução do LDL, melhora da capacidade antioxidante, e melhora da função endotelial em comparação com aqueles que não tomaram o suplemento de orégano.
Ozdemir B, Ekbul A, Topal NB, Sarandöl E, Sağ S, Başer KH, Cordan J, Güllülü S, Tuncel E, Baran I, Aydinlar A. Effects of Origanum onites on endothelial function and serum biochemical markers in hyperlipidaemic patients. J Int Med Res., 2008 Nov-Dec, 36(6), 1326-1334.

Óleo de orégano e Câncer
     Este trabalho testou um extrato de orégano marroquino ( Origanum compactum Benth.) contra uma cepa de laboratório de células de câncer de mama humano e encontrou o extrato de orégano para ser eficaz em matar o câncer. Um experimento de laboratório não deve ser visto sob a mesma luz como um ensaio clínico adequado com pacientes humanos, mas, no entanto, isso proporciona mais uma indicação de que o orégano pode ter propriedades de combate ao câncer.
     O último artigo que abrangerá é uma revisão do papel que lista uma ampla gama de efeitos benéficos à saúde, devido à orégano, e em particular carvacrol. As propriedades do orégano incluem:
antimicrobiana e antiparasitária 
inseticida 
antitumoral 
antimutagênica e antigenotóxica 
analgésico 
antiespasmódica 
anti-inflamatório 
angiogénico 
antiplaquetária 
antielastase
hepatoprotetor
Baser KH. Biological and pharmacological activities of carvacrol and carvacrol bearing essential oils. Curr Pharm Des, 2008, 14(29), 3106-3119.

     Não há definitivamente uma forte evidência de que o óleo de orégano ajude as pessoas com resfriados. Infelizmente, ninguém tem realizado um estudo de padrão dos efeitos do óleo de orégano por via oral especificamente contra as infecções comuns frios e relacionados (sinusite, garganta, pulmões). Mas há uma grande quantidade de evidências aqui para sugerir que a ingestão de óleo de orégano estimula o sistema imunológico, lutas contra micro-organismos e ajuda em uma série de outras maneiras.

Fonte: http://informed-health.net/